InícioDistrito FederalBrasília: Excelência em Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental

Brasília: Excelência em Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental

Publicado em

Brasília, renomada mundialmente por sua arquitetura única, destacou-se no Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil), reafirmando sua posição de destaque em saúde, segurança, bem-estar e outros importantes aspectos. O Distrito Federal foi classificado em primeiro lugar entre as capitais brasileiras e em segundo lugar entre todos os municípios do país, segundo a avaliação do IPS Brasil.

O IPS Brasil avaliou todos os 5.570 municípios brasileiros, utilizando três dimensões – Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades – e 12 componentes. Brasília alcançou a notável pontuação de 71,25 em um total de 100. Esse resultado é fruto de uma parceria entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Fundação Avina, o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, a iniciativa Amazônia 2030, a Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento e o Social Progress Imperative.

Com uma população de 2,8 milhões de habitantes, Brasília é a maior cidade entre as 20 mais bem-posicionadas no ranking e uma das duas capitais no topo, ao lado de Goiânia. A capital federal superou a média nacional em dez dos 12 indicadores secundários do IPS Brasil, que abrangem desde segurança alimentar e acesso à saúde até liberdades individuais e qualidade do ensino. Esses índices refletem a complexidade dos desafios enfrentados pela gestão pública de Brasília e o sucesso em superá-los.

Brasília se destaca pela qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes, muito graças aos seus espaços públicos democráticos e inclusivos. Entre os favoritos da população está o Eixão do Lazer, uma tradição que já dura 33 anos e faz parte da memória afetiva de todos os que vivem na capital.

Aos domingos e feriados, das 6h às 18h, a maior avenida do Distrito Federal, com 14 km de extensão, se transforma em um vibrante espaço de convivência. Os carros que normalmente cortam Brasília de Norte a Sul dão lugar a bicicletas, patins, corredores, animais de estimação e vendedores, criando um verdadeiro palco urbano dinâmico e repleto de atividades.

A colocação de Brasília no IPS Brasil 2024 não apenas reconhece seus atributos arquitetônicos, mas também destaca seu compromisso com o desenvolvimento social, econômico e ambiental. A cidade continua a se firmar como um exemplo de gestão eficiente e inovação, garantindo qualidade de vida e oportunidades para todos os seus habitantes.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM