Em uma cerimônia realizada na sexta-feira (7), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi agraciada com o prêmio ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), na categoria Comunidade, pela 39ª vez. O reconhecimento anual destaca projetos voltados ao público externo na área educacional, e o programa vencedor deste ano foi o “Câmara Legislativa vai às Escolas”.
O “Câmara vai às Escolas” é uma iniciativa da Escola do Legislativo (Elegis), focada em visitar as Regiões Administrativas do DF, estimulando alunos a apresentarem pautas sobre questões importantes para suas comunidades e para o Distrito Federal como um todo. Durante essas visitas, a Elegis realiza oficinas interativas com os estudantes, fornecendo orientações sobre o processo legislativo e incentivando o engajamento cívico.
Os alunos são encorajados a escolher um tema específico para elaborar um projeto de lei ou uma emenda voltada para a região administrativa onde residem. A apresentação desses projetos ocorre nas próprias escolas, com o acompanhamento de um ou mais deputados distritais, que atuam como ‘padrinhos’ dos alunos proponentes.
Para o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), a interação entre a Câmara e o cidadão tem sido um compromisso fundamental da Casa durante sua gestão. “A CLDF se sente honrada com esta premiação, que reforça o compromisso desta Casa e da Elegis com a promoção da educação para a cidadania”, afirmou.
O deputado ressaltou ainda que a vitória do programa “Câmara Vai às Escolas” é um indicativo do foco em inovação e atuação proativa que tem sido estimulado na CLDF. “Este reconhecimento é fruto de um trabalho fortalecido por uma gestão inovadora e engajada, apoiada por uma equipe de servidores qualificados que colocam a Elegis em destaque nacional.
O projeto ‘A Câmara Legislativa Vai à Escola’ reflete nosso compromisso em aproximar o Legislativo da comunidade escolar, incentivando a participação ativa e consciente dos jovens na vida política”, declarou.
Em 2023, o programa “Câmara Vai às Escolas” esteve presente em Planaltina e na Fercal. Neste ano, as Regiões Administrativas do Gama e Núcleo Bandeirante também foram contempladas pelo programa, demonstrando seu impacto crescente e abrangente na educação cívica dos estudantes do Distrito Federal.