Nesta terça-feira (07), os deputados distritais anunciaram uma iniciativa solidária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em prol da população do Rio Grande do Sul (RS), que enfrenta uma tragédia ambiental devido às fortes chuvas ocorridas na última semana. Todos os parlamentares da Casa endossaram a ação.
As doações arrecadadas serão entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela distribuição de itens doados e pelo resgate de pessoas ilhadas, além de prestar assistência médica, entre outras atividades de socorro.
Durante a sessão ordinária de ontem (07), o deputado Ricardo Vale (PT) explicou que a proposta é estabelecer um local para receber alimentos, roupas, agasalhos e até ração para animais de estimação, entre outros itens que possam ser úteis aos desabrigados. Ele expressou confiança de que a população do DF contribuirá. “A situação é muito triste e a Casa do Povo do DF não pode ficar indiferente”, afirmou o vice-presidente da Casa.
O deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, reforçou que a Câmara deve ser um exemplo. “Esta Casa não poupará esforços para que essa excelente iniciativa seja implementada o mais rapidamente possível”, destacou.
O deputado Pedrosa (União Brasil) também manifestou solidariedade: “Vamos ajudar esse estado grandioso a se recuperar com a força de todos nós brasileiros”, enfatizou. O deputado Pastor Daniel de Castro lembrou que mais de 850 mil pessoas estão sofrendo as consequências das chuvas.
“Quero expressar minha solidariedade ao povo do RS, aos nossos compatriotas, que têm suas casas inundadas, perderam entes queridos. Enquanto falamos aqui, há cidades inteiras submersas. A situação no RS entristece todo o Brasil”, lamentou o deputado Thiago Manzoni (PL).