Os blocos de rua do Distrito Federal ganharam um incentivo extra para manter a cidade limpa durante o Carnaval de 2025. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) anunciou a terceira edição do Prêmio Folia Limpa, que reconhecerá os blocos que adotarem as melhores práticas de descarte correto de resíduos e contribuírem para a sustentabilidade da festa.
A premiação faz parte da campanha de conscientização ambiental promovida pelo SLU. Durante o Carnaval, os blocos participantes contarão com papa-recicláveis instalados nas proximidades dos principais pontos de folia, facilitando o descarte correto de resíduos recicláveis. O objetivo é engajar organizadores e foliões na manutenção da limpeza urbana.
Os blocos interessados em concorrer devem estar devidamente autorizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e preencher o formulário de inscrição até sexta-feira (28), disponível no site do SLU. No formulário, também estão listados os critérios de avaliação.
Histórico do Prêmio
No Carnaval de 2024, o SLU registrou um volume de 19,9 toneladas de resíduos coletados, marcando o Carnaval mais limpo da história recente do DF. Esse número representa uma redução significativa em relação a 2023, quando foram recolhidas 26,6 toneladas de lixo.
Entre os blocos premiados no último ano, destacaram-se nomes tradicionais como Portadores da Alegria, Galo Cego, Aparelhinho, Baratinha, Bloco do Amor, Bloco das Montadas, Carnaval dos Raparigueiros, Divinas Tetas, Ventoinha de Canudo e Galinho de Brasília.
O Carnaval do DF é uma festa de alegria e diversidade, e manter a cidade limpa é responsabilidade de todos. Contribua para um Carnaval mais sustentável!