O Centro Especial de Saúde da Mulher (Cesmu), reconhecido pela excelência no atendimento à mulher, passou a contar com um cardiologista e também adquiriu equipamentos de eco Doppler. O objetivo é ampliar os serviços prestados, incluindo suporte médico e exames de imagem para atendimento cardiológico.
À medida que aumenta o número de doenças cardiovasculares em mulheres, o eco Doppler é uma ferramenta importante para o diagnóstico de diversas patologias cardíacas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas são responsáveis por 30% das mortes entre mulheres no Brasil, a maior taxa da América Latina, especialmente entre mulheres com mais de 40 anos.
Saúde Feminina em Foco
Inaugurado em outubro de 2020, o Cesmu conta com equipe multidisciplinar que abrange acupuntura, endocrinologia, ginecologia, dermatologia, homeopatia, mamologia, nutrição, psicologia, serviço social, reumatologia e radiologia para biópsias mamárias.
O Cesmu também oferece serviços de apoio a vítimas de violência, atendimento a gestantes de alto risco e atendimento a mulheres com câncer. “Em 2023, foram prestados mais de 16.000 serviços”, disse Imna Pereira, gestora de serviços do centro. Para receber o atendimento do Cēsmu, os pacientes devem ser encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS). Os pacientes incluem residentes em todo o Distrito Federal.
O centro, que dispõe de 12 consultórios e salas para testes, laudos, admissões e procedimentos, funciona na W3 Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h, exceto em feriados.