InícioDistrito FederalCLDFCLDF aprova por unanimidade Auxílio financeiro para órfãos do feminicídio

CLDF aprova por unanimidade Auxílio financeiro para órfãos do feminicídio

Publicado em

Nesta terça-feira (22) ,os deputados distritais aprovaram o o projeto de lei nº 549/2023, que cria o programa Acolher Eles e Elas.A medida oferecerá assistência  financeira  aos filhos de mulheres vítimas de feminicídio e  tem por objetivo suprir necessidades básicas das crianças e adolescentes, como :alimentação, moradia, educação, saúde e acesso à cultura e ao lazer.

Programa Acolher Eles e Elas

O PL prevê um auxílio financeiro de até um salário mínimo (equivalente hoje a R$ 1.320 ) por criança ou adolescente, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Para ter acesso ao benefício, é necessário observar os seguintes requisitos:

  • ter ficado órfão em decorrência de feminicídio;
  • ser menor de 18 anos ou estar em situação de vulnerabilidade até os 21 anos;
  • residir no DF por no mínimo dois anos;

comprovar estar em situação de vulnerabilidade econômica.

No último dia 16 de agosto o GDF encaminhou o texto para ser apreciado pela CLDF em caráter de urgência,  e ontem(22)o PL foi aprovado em dois turnos e redação final na sessão  . Por unanimidade os  23 deputados presentes em plenário votaram favoravel à matéria, que segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha.

O Projeto de autoria do executivo foi bastante elogiado pelos parlamentares, os deputados Dayse Amarilio (PSB) e Wellington Luiz (MDB)  elogiaram a proposta. “As dificuldades são maiores do que imaginamos”, a parlamentar ; o presidente da CLDF lamentou esses tristes incidentes : “As crianças ficam, realmente, à deriva”.

 

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM