Em uma proposta arrojada e de grande impacto para quem está começando na advocacia, Cleber Lopes, candidato à presidência da OAB/DF pela chapa verde, anunciou seu compromisso de isentar do pagamento da anuidade os advogados com até cinco anos de registro na seccional.
A medida que começará a valer em 1º de janeiro de 2025, caso sua chapa, a “Verde”, seja eleita. O anúncio veio nesta terça-feira (12) após um dia intenso de reuniões, em que Lopes e sua equipe examinaram a fundo o orçamento atual da OAB/DF.
“É inadmissível ver o uso ineficaz das anuidades. Esses recursos deveriam fortalecer os novos advogados, que enfrentam desafios enormes no início da carreira,” destacou Lopes. Ele afirmou que, ao revisar as contas, sua equipe identificou que fundos significativos estão sendo direcionados a contratos de serviços terceirizados e gastos com autopromoção. Com a realocação desses recursos, Lopes pretende beneficiar aqueles que estão no início da advocacia, além de conceder um desconto de 25% para advogados com até dez anos de registro.
A gestão da OAB/DF, liderada por Délio Lins e Silva Júnior, também foi alvo de críticas devido à falta de transparência. “Desde 2022, os dados de despesas deixaram de ser acessíveis no Portal da Transparência,”pontuou Lopes, apontando que foi por meio de sua insistência que as informações começaram a ser divulgadas novamente no site da seccional.
Lopes finalizou afirmando que os recursos da OAB/DF devem ser aplicados em benefício direto da classe. “É o advogado quem dá vida à Ordem. Portanto, são eles que merecem o apoio, especialmente os que ainda estão consolidando suas carreiras,” reforçou,Cleber Lopes.