A partir deste domingo (6), o programa Vai de Graça dá mais um passo importante para se firmar como uma das iniciativas mais transformadoras no transporte público do Distrito Federal.
Com o aumento expressivo de 59% no número de acessos desde sua criação, em março deste ano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) anunciou um reforço significativo nas operações de ônibus aos domingos e feriados, exatamente para atender à crescente demanda da população.
O pacote de melhorias contempla 27 linhas de ônibus com o acréscimo de 119 viagens em diferentes regiões administrativas. O objetivo é garantir que quem depende do transporte coletivo para se deslocar aos finais de semana não apenas tenha acesso gratuito, como também encontre ônibus com mais frequência e menos lotação.
As novas viagens vão beneficiar moradores de regiões como Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Guará, Riacho Fundo II, Itapoã, Paranoá e Sol Nascente, com rotas que conectam os bairros à Rodoviária do Plano Piloto – ponto central da mobilidade no DF. Todos os horários atualizados estarão disponíveis no app DF no Ponto.
Mas as novidades não param por aí. A Semob também vai estrear a nova linha 023.1, que ligará a Estação Asa Sul ao Zoológico, com saídas a cada 30 minutos, entre 8h e 17h30. O trajeto será operado por veículos do Transporte de Vizinhança, os famosos “zebrinhas”, com foco em oferecer mais comodidade às famílias e visitantes da cidade durante os fins de semana.
Além disso, as linhas 2202 e 2302 – que fazem a conexão dos terminais de integração do BRT no Gama e em Santa Maria com o centro de Brasília – passarão a operar com ônibus articulados, mais espaçosos e com maior capacidade, ampliando o conforto e reduzindo o tempo de espera dos usuários.
Outro ponto de destaque é a linha 141.5, que passa a contemplar os moradores do Varjão com uma alteração em seu trajeto, além de uma ampliação nas viagens.
Transporte gratuito e acessível
O programa Vai de Graça permite que qualquer passageiro utilize gratuitamente o transporte coletivo aos domingos e feriados, incluindo ônibus, BRT, metrô e zebrinhas. Para isso, basta ter em mãos qualquer cartão de acesso ao sistema – Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, Especial (PcD), Idoso ou Passe Livre Estudantil. E para quem não tem nenhum desses, o acesso também pode ser feito via cartão de débito ou crédito, sem cobrança alguma. É realmente vai de graça, sem pegadinha.
Fiscais e cobradores estão orientados a auxiliar os passageiros em todas as estações e nos veículos, garantindo que ninguém fique de fora por falta de informação ou dificuldade de acesso.