InícioBrasil e MundoConcurso público em alta: governo prevê abertura de 10 mil vagas até...

Concurso público em alta: governo prevê abertura de 10 mil vagas até 2026

Publicado em

Segundo Esther Dweck, Ministra da Inovação e Gestão de Serviços Públicos, o governo federal planeja disponibilizar um total de 19 mil vagas em concursos públicos até 2026, sendo que 9 mil já foram autorizadas anteriormente.

Em 2023, foram autorizadas 9 mil vagas em diversas áreas, com exceção da educação e militares, que possuem normas específicas. A previsão é de aumentar significativamente o número de vagas autorizadas, chegando a criar de 9 mil a 10 mil novas vagas até 2026, seja por meio de concursos inéditos ou pela convocação de excedentes de certames já autorizados. A declaração foi concedida ao jornal O Globo.

“Um total de 18 mil a 20 mil novos funcionários é considerado um valor adequado. Nossa equipe está atuando com cuidado para analisar o orçamento disponível”, declarou.

Segundo a ministra, está prevista a realização de um segundo certame do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nos próximos 24 meses, com número de vagas adequado ao que foi prometido.

Reajuste

Conforme Esther Dweck, a partir do mês de maio, havendo confirmação do excedente de receita, uma parcela poderá ser destinada ao aumento salarial dos funcionários do governo federal em 2024.

“Em parceria com os órgãos da Economia e do Planejamento, viabilizamos um acréscimo de 18% nos vencimentos dos funcionários públicos ao longo do período de quatro anos. Somando-se aos 9% já divulgados, teremos mais 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Dessa forma, equipararemos o reajuste de 18% concedido ao Legislativo e ao Judiciário, dividido em três anos. No momento, é a margem fiscal disponível para tal medida“, finalizou.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM