Nesta quarta-feira (10) será publicado no Diário Oficial da União o edital com as regras para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o certame selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos.
As inscrições devem ser abertas em 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro , já as provas a previsão é que sejam aplicadas no dia 5 de maio.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital apresentará “informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais”.
As provas serão aplicadas em 220 cidades de todo o país e a banca responsável pelo certame é a Cesgranrio.
Novidades
Há previsão de que uma inscrição valha para o processo seletivo de mais de um órgão. Outra novidade é a busca pela “igualdade de oportunidades de acesso” aos cargos públicos efetivos.
Além disso no momento da inscrição, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis.As áreas de atuação anunciadas até o momento são: administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde; trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.