Neste domingo (18), o Brasil será palco de um evento inédito no cenário de concursos públicos: o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que mobiliza mais de 2,1 milhões de candidatos em uma disputa acirrada por 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais. A magnitude do evento é refletida na abrangência nacional das provas, que serão aplicadas em dois turnos em 228 municípios espalhados por todo o país.
Para assegurar que os participantes estejam bem preparados e evitem surpresas no dia da prova, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou um conjunto de orientações cruciais sobre o que é permitido e o que deve ser evitado durante o exame.
Preparativos Essenciais para o Dia do Exame
– Cartão de Confirmação:Embora não seja obrigatório, o cartão de confirmação de inscrição é altamente recomendado, pois contém informações vitais como local de prova, sala e detalhes sobre qualquer atendimento especial solicitado. O cartão pode ser acessado na área do candidato no portal Gov.br, e não deve ser usado para anotações ou deixado sobre a mesa durante a prova.
– Identificação: A apresentação de um documento de identidade original com foto é obrigatória. Tanto versões físicas quanto digitais são aceitas, desde que os aplicativos estejam funcionais sem a necessidade de internet. Cópias autenticadas, fotografias de documentos ou documentos danificados não serão aceitos.
– Caneta Preta: A única caneta permitida é a preta, feita de material transparente. Os candidatos devem garantir que têm canetas reservas, pois itens como lápis e borrachas são proibidos sobre a mesa durante a prova.
– Alimentação e Hidratação:Os candidatos podem levar alimentos e água, desde que as embalagens estejam lacradas e as garrafas sejam transparentes.
– Proibição de Eletrônicos: Qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como celulares e relógios, resultará na eliminação do candidato se detectado durante a prova. Também é proibido o uso de materiais de apoio como livros ou calculadoras.
– Vestimenta e Acessórios: Conforto é a palavra-chave para as roupas e sapatos, já que os candidatos passarão longos períodos sentados. O uso de relógios, óculos escuros e chapéus é proibido.
– Armazenamento de Pertences: Celulares e outros dispositivos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope fornecido pela Fundação Cesgranrio, que será lacrado e armazenado sob a cadeira do candidato.
Cronograma e Duração das Provas
Os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30 no horário de Brasília, com o início das provas às 9h. No período da tarde, o acesso aos locais de prova será permitido entre 13h e 14h, com início às 14h30. Candidatos de regiões com fusos horários diferentes devem seguir o horário de Brasília.
Provas
Candidatos de nível médio enfrentarão 60 questões de múltipla escolha, abrangendo áreas como língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira, além de uma redação. Para cargos de nível superior, as provas incluirão 70 questões, divididas entre conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva temática.
Por questões de segurança, os cadernos de prova não poderão ser levados pelos candidatos. Apenas aqueles que aguardarem até os últimos 30 minutos de cada turno poderão anotar suas respostas em uma folha fornecida e levá-la ao final da aplicação.