InícioDistrito FederalCriação do Ipem-DF avança: proposta será encaminhada à Câmara Legislativa

Criação do Ipem-DF avança: proposta será encaminhada à Câmara Legislativa

Publicado em

No último sábado (13), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, assinou a mensagem referente ao projeto de lei que visa a criação do Instituto de Pesos e Medidas do Distrito Federal (Ipem-DF). A cerimônia, realizada na Casa do Caminhoneiro, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), marca um passo significativo na autonomia do DF em relação à aferição e fiscalização de produtos consumidos pela população. O texto, de autoria do Executivo, será encaminhado à Câmara Legislativa do DF para aprovação.

A criação do Ipem-DF atende a uma demanda antiga dos caminhoneiros, que há muito tempo reivindicam a realização dessas atividades no próprio DF. Atualmente, tais processos são conduzidos pela superintendência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Goiás. Com a nova medida, o Distrito Federal passará a realizar essas atividades mediante convênio com o Inmetro, alinhando-se a outras unidades da Federação que já adotam esse modelo, o que promete trazer mais agilidade e segurança aos processos.

“O DF era o único que ainda não tinha um Ipem, e isso causa um grande prejuízo para nós, até na disputa comercial. Os caminhoneiros precisavam ir para Anápolis e Goiânia fazer essa metragem que só o Inmetro e seus credenciados — que são os Ipems — podem fazer”, explicou a vice-governadora Celina Leão durante a cerimônia. “Nós teremos aqui uma fiscalização mais ampliada nos comércios, então, quem ganha é a população do Distrito Federal, que vai ter acesso a esse tipo de medição, sem se deslocar para outros estados.”

O novo instituto será estruturado com um diretor-presidente e diretores administrativo-financeiro, jurídico e técnico. Detalhes sobre a organização da autarquia serão definidos em até 60 dias após a publicação da lei de criação.

Entre as funções do Ipem-DF estão a verificação de pesos de produtos vendidos em supermercados e a conferência da quantidade de combustível nos postos de gasolina. A criação do órgão é vista como uma grande ajuda aos caminhoneiros, que precisam assegurar que seus veículos estão em conformidade com as normas para transporte, especialmente de produtos inflamáveis.

Valdelino Barcelos, ex-deputado distrital e ex-presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral do DF (Coopercam-DF), destacou a importância histórica da criação do Ipem-DF, ressaltando que esta é uma luta de 20 anos. “Eu tenho certeza absoluta que agora Deus nos abençoou”, afirmou Barcelos emocionado.

A decisão foi comemorada por muitos caminhoneiros presentes no evento, que enxergam na medida um avanço significativo para a categoria e para toda a população do Distrito Federal.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM