InícioEsportesDe Sobradinho para o Brasil: Vitória Alves conquista três medalhas no Campeonato...

De Sobradinho para o Brasil: Vitória Alves conquista três medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI 2025

Publicado em

[adrotate group="7"]
[adrotate group="3"]
[adrotate group="6"]

Entre os dias 4 e 6 de abril, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, foi palco de superações e conquistas. E, entre os tantos talentos que brilharam no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), um nome ecoou com força: Vitória Alves.

Moradora de Sobradinho I, a atleta de 27 anos voltou para casa com três medalhas no peito — duas de ouro, no arremesso de peso e no lançamento de dardo, e uma de bronze, no salto em distância.

Vitória compete na categoria T20, destinada a atletas com deficiência intelectual. Sua condição é de grau leve, consequência de complicações no parto. Mas nada disso a impediu de construir uma trajetória inspiradora.

Casada com Lucas e mãe do pequeno Davi Luiz, de sete anos, ela concilia o esporte de alto rendimento com a maternidade, os estudos noturnos no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e a rotina de treinos no Estádio Augustinho Lima — e, quando necessário, até na rua de terra em frente de casa.

“Treino de segunda a sábado, com meu treinador Gastão Mesquita. Às vezes, o treino é improvisado, mas nunca deixo de fazer”, conta Vitória, com o brilho nos olhos de quem sabe o valor da persistência.

Apesar da garra, a participação no campeonato quase não aconteceu. Com o fim da vigência da Bolsa Atleta do Governo do Distrito Federal previsto para o próximo mês, Vitória viu-se à beira de abrir mão do sonho. Foi quando o destino colocou em seu caminho o advogado Renato Rocha, fundador do projeto Justiça Para Todos e do Instituto Mulheres em Ação. Sensibilizado pela história da atleta — e, coincidentemente, também morador de Sobradinho —, Renato decidiu estender a mão.

“Eu conheci a Vitória pelo Instagram. Coincidentemente, ela mora em Sobradinho, onde minha mãe também vive. Apoiei a iniciativa porque acredito que o esporte é um caminho para formar cidadãos disciplinados, dar oportunidades, especialmente para aqueles com poucas condições financeiras, além de afastá-los do mundo das drogas e da criminalidade”, contou.

Com o apoio de Renato e de outros patrocinadores locais, Vitória não apenas participou como brilhou na competição. “Voltar para casa com três medalhas é uma alegria imensa. Representar minha cidade, minha comunidade e vencer tantos obstáculos me enche de orgulho. Sou grata a todos que acreditaram em mim”, disse a atleta.

Mas essa não foi a primeira vez que Vitória colocou o nome de Sobradinho em destaque no cenário esportivo. Desde os cinco anos de idade, ela acumula medalhas e troféus em competições nacionais e internacionais, como o Campeonato Internacional Open de Atletismo, no qual conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e o troféu de vice-campeã.

Renato Rocha reforça a importância de patrocinar o esporte, principalmente em comunidades menos favorecidas. “A Vitória é uma jovem dedicada, disciplinada e extremamente talentosa. Apoiar o esporte é investir no futuro. Precisamos dar oportunidades para que atletas como ela possam alcançar seu potencial máximo e inspirar outros jovens.”

Sobradinho  o Distrito Federal e o Brasil, tem motivos de sobra para se orgulhar !

 

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM