Até às 14h desta terça-feira (16), as cinco novas tendas de apoio montadas para atender casos suspeitos de dengue já receberam 2.680 pacientes. Esses números correspondem aos atendimentos realizados a partir da última quinta-feira (11), quando as unidades de saúde começaram a funcionar.
A tenda em Ceilândia, estabelecida no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e inaugurada hoje, prestou assistência a 109 pacientes até o começo da tarde. Esse local é apenas um dos 11 espaços que estão sendo disponibilizados à comunidade para auxiliar nos atendimentos da doença. Enquanto três tendas, situadas no Guará, Gama e Paranoá, operam 24 horas por dia, a de Ceilândia funciona das 7h às 19h, assim como a de Planaltina, aberta no último domingo (14).
Além disso, haverá instalação de tendas adicionais em Taguatinga, Varjão, Areal e Vicente Pires.
Atendimento
As tendas operam com uma estrutura semelhante à dos hospitais de emergência e estão estrategicamente posicionadas próximas aos hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e postos de saúde básicos (UBSs) para garantir um atendimento mais ágil aos pacientes com sintomas da doença, reduzindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o início do ano, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES), montou tendas de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue em nove regiões administrativas. Essas instalações funcionam diariamente das 7h às 19h, oferecendo locais para hidratação e cuidados, garantindo suporte contínuo aos usuários. Com as 11 novas tendas em processo deinstalação, já são um total de 20 estruturas dedicadas ao atendimento dos casos de dengue no DF.
Tendas de acolhimento a pacientes com sintomas de dengue:
funcionamento 24h
→ Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)
funcionamento diário, das 7h às 19h
→ Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP)
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
→ Samambaia: estacionamento da UBS 7
→ Varjão: atrás da UBS 1