O deputado Fábio Felix (PSOL) apresentou esta semana, denúncia ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) contra a Secretaria de Comunicação do DF. Conotando incorretamente ao GDF alusão ao racismo em campanha publicitária.
A peça publicitária em questão trata-se de uma fotomontagem em que há uma sequência de imagens divididas ao meio: na parte inferior, há a representação de pessoas e na superior de arvores em chama.
Cujo o objetivo é o de conscientizar a população sobre a importância de evitar queimadas durante o período de estiagem, que se intensifica nesse período.
No entanto o deputado Fábio Felix, partindo de uma interpretação pessoal, em uma das imagens da campanha que traz um homem negro com a imagem de uma árvore em chamas, associa a campanha ao racismo e atribui ao GDF
Porém se analisarmos a peça publicitária como um todo, tanto a parte visual como a parte textual, não há qualquer menção ou denotação ao racismo na peça publicitária.
A ação do deputado é vista como um equívoco e causa estranheza, ao associar uma campanha institucional educativa ao racismo, que deve ser combatido por todas as esferas de poder e deve ser tratado com a cautela.
Da Redação