O desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste sábado (7) será marcado por homenagens que vão além da comemoração da Independência do Brasil. Com a expectativa de reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, o evento deste ano destacará a importância estratégica da realização do G20 no Brasil, em novembro, o apoio ao processo de reconstrução do Rio Grande do Sul, e a retomada das campanhas de vacinação e ampliação dos serviços de saúde.
Trânsito e Acesso ao Evento
Para garantir a segurança e o fluxo adequado de pessoas, a Esplanada dos Ministérios será fechada para circulação de veículos a partir das 23h desta sexta-feira (6). No sábado, o bloqueio será ampliado às 6h, abrangendo desde a Rodoviária do Plano Piloto, com desvios para o Eixinho. Espectadores que chegarem de carro poderão utilizar o estacionamento da via S2, enquanto a plataforma superior da Rodoviária será destinada ao transporte por aplicativo.
Os usuários de transporte público terão à disposição o Metrô, que funcionará das 5h30 às 19h, e um reforço de 110 ônibus, especialmente nas linhas que saem das regiões administrativas em direção ao Plano Piloto e nas rotas circulares para as estações do Metrô em Ceilândia. Essa operação especial ocorrerá das 7h às 13h.
O acesso ao evento será gratuito, com as arquibancadas abertas ao público a partir das 6h20. Haverá reforço na segurança, incluindo revistas nas entradas. A Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) disponibilizará pontos de hidratação, com 32.500 litros de água potável distribuídos em 20 locais ao longo do percurso do desfile.
Atendimento e Segurança
O Corpo de Bombeiros Militar do DF estará presente com diversas equipes de atendimento pré-hospitalar, salvamento e prevenção de incêndios, em conjunto com a Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A corporação utilizará a Plataforma de Observação Elevada (POE), equipada com câmeras de 360° de alta resolução, para monitorar o público e agir rapidamente em situações de emergência. Além disso, a nova viatura de Atendimento de Múltiplas Vítimas (AMV) estará disponível para prestar primeiros socorros em caso de necessidade.
Programação
A programação do desfile deste ano inclui a participação de 8.812 pessoas, entre militares, estudantes e atletas. Cerca de 500 alunos de escolas públicas do Distrito Federal desfilarão com as bandeiras das 27 unidades da Federação, transmitindo mensagens de sustentabilidade e combate à fome e à desigualdade. Atletas olímpicos que representaram o Brasil em Paris também marcarão presença, contribuindo para um evento que promete ser não apenas uma celebração da independência, mas também um reflexo dos desafios e compromissos atuais do país.