Neste sábado (18), o Distrito Federal realiza o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, uma mobilização que pretende atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de espaços públicos e centros comerciais, estarão abertos durante todo o dia para aplicar os imunizantes do calendário vacinal.
Além das vacinas de rotina, a campanha também vai oferecer doses contra sarampo, HPV, influenza e covid-19 ,estas últimas destinadas aos grupos prioritários. Adultos que estiverem com a vacinação em atraso também poderão aproveitar a oportunidade para se imunizar.
Sarampo e HPV em foco
A campanha reforça a importância da imunização contra o sarampo, uma das doenças mais contagiosas do mundo. A recomendação é que todas as pessoas de 12 meses a 59 anos tenham a situação vacinal atualizada.
Outro destaque é a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). Neste ano, adolescentes de 15 a 19 anos também poderão receber o imunizante de forma temporária, até o fim de 2025. A vacina é reconhecida por atuar como escudo contra diversos tipos de câncer, especialmente os que afetam o colo do útero, o pênis e a garganta.
Normalmente, o público-alvo da imunização são meninos e meninas de 9 a 14 anos, mas especialistas reforçam que a ampliação da faixa etária ajuda a aumentar a proteção coletiva.
Estudos apontam que entre 50% e 60% da população terá contato com o HPV ao longo da vida, o que torna a vacinação a forma mais eficaz de prevenção.
Serviço – Dia D de Mobilização Social da Campanha Nacional de Multivacinação
Data: sábado (18)
Horário: 10h
Local: Administração Regional do Riacho Fundo II