No próximo sábado (13), acontecerá a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil, com uma versão expandida no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibilizará mais de 90 pontos de atendimento, oferecendo não apenas a vacina contra a influenza, mas também imunizantes para dengue, covid-19 e outras doenças, seguindo o calendário de vacinação e os grupos prioritários.
O site da SES-D Ftraz a lista completa dos locais de vacinação, horários e os tipos de vacinas disponíveis. As ações ocorrerão em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e condomínios, incluindo atendimento drive-thru. Além disso, dois “Carros da Vacina” circularão pelas ruas do Gama e do Sol Nascente.
O atendimento será para todas as faixas etárias, desde bebês até idosos. A equipe da SES-DF em cada ponto estará pronta para orientar sobre as vacinas disponíveis. Basta comparecer com documento e caderneta de vacinação.
Crianças têm a possibilidade de receber doses de vacinas contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, poliomielite, febre amarela, entre outras. Meninos e meninas com idades entre 9 e 14 anos são vacinados contra o HPV. Já para adolescentes e adultos, há doses disponíveis contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral). Além disso, existem esquemas de vacinação específicos para bebês e idosos.
A vacinação contra o covid-19 passou a ter novas diretrizes neste ano. Crianças de 6 meses a menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas três vezes. A partir dos 5 anos, a vacina é aplicada apenas em indivíduos que não completaram o esquema básico de duas doses. O reforço com a vacina bivalente agora é restrito a grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e profissionais de saúde, entre outros.
Mais de 120 mil vacinas contra a gripe
O Dia D de Vacinação será uma oportunidade para proteger contra a dengue todas as crianças e adolescentes de 10, 11, 12, 13 e 14 anos que ainda não foram vacinados.
Mais de 120 mil doses de vacinas contra a gripe já foram aplicadas pela SES-DF desde o início da campanha de 2024, visando atingir a meta de imunizar 1,1 milhão de pessoas. A imunização contra a influenza está disponível para diversos grupos prioritários, como professores, profissionais da saúde, segurança e salvamento, militares, caminhoneiros, trabalhadores portuários, entre outros, mediante comprovação da ocupação.
Além disso, idosos, crianças, gestantes, puérperas, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e indivíduos com doenças crônicas e condições de saúde específicas também podem receber a vacina. Pessoas com doenças previstas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica.