Em mais uma significativa parceria entre o Governo do Distrito Federal e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), 860 monitores de vídeo e 330 microcomputadores foram doados, nesta quarta-feira (25), pela corte trabalhista ao Executivo local, para auxiliar no aprendizado de cerca de 400 crianças, jovens e adolescentes que são alunos dos cursos de informática básica oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A doação feita a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) será destinada para as três Estações da Cidadania – duas em Ceilândia Norte e uma no Recanto das Emas – e para as Praças dos Direitos – uma em Ceilândia e outra no Itapoã.
Presente na assinatura do termo de doação, ocorrida no Salão Nobre do Gabinete da Presidência do tribunal, o governador Ibaneis Rocha realçou a parceria com o TST. “É uma alegria muito grande ter o Tribunal Superior do Trabalho como parceiro. Não é a primeira vez que eles trazem doação para o GDF e vamos continuar juntos para melhorar a capacitação e a vida desses estudantes que tanto precisam de acesso à informação e ao crescimento profissional”, disse o chefe do Executivo Local.
Além desse aporte tecnológico para as regiões administrativas, o Museu Vivo da Memória Candanga será também beneficiado com 20 monitores de vídeo e 10 microcomputadores, que serão utilizados para digitalização de acervos e a modernização dos processos internos.
Inclusão digital
Geridas pela Sejus, Estações da Cidadania e Praças dos Direitos são serviços que integram, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e políticas de inclusão digital em territórios vulneráveis para o desenvolvimento social e promoção da cidadania.
Atualmente, no DF, há três Estações da Cidadania: 2 em Ceilândia (QNM 28 e QNR 2) e 1 no Recanto das Emas (Avenida Recanto das Emas, Quadra 113), onde também se realizam os serviços do programa CEU das Artes, parceria Sejus e SEE para promoção de educação integral com difusão de cultura, esporte e lazer. Quanto à Praça dos Direitos, há uma em Ceilândia (QNN 13) e outra no Itapoã (Quadra 203, Del Lago II).