As principais vias do Sol Nascente, na região administrativa de Ceilândia, vêm passando por um processo acelerado de requalificação urbana nos últimos meses. Após a conclusão das obras de drenagem, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as intervenções de infraestrutura, com foco na pavimentação dos Trechos 1 e 3 da cidade.
Coordenadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF), as ações aproveitam o período de estiagem para avançar na aplicação de blocos intertravados em ruas internas da região. Esse tipo de pavimento, além de sustentável, contribui para a infiltração da água da chuva no solo, o que reduz o risco de alagamentos e ameniza os efeitos da impermeabilização urbana.
Além da pavimentação, o projeto prevê a construção de calçadas, meios-fios e de um balão viário na ligação entre Ceilândia e Sol Nascente, com objetivo de melhorar a mobilidade entre as duas regiões — uma das principais demandas da população local.
Segundo dados do GDF, os investimentos no Sol Nascente já ultrapassam os R$ 630 milhões. O montante tem sido direcionado a obras de infraestrutura e saneamento básico, que já beneficiam diretamente os cerca de 95 mil moradores da área. Hoje, mais de 95% da população da região conta com acesso à água potável e rede de esgoto.
As intervenções fazem parte de um conjunto de ações do Executivo local para integrar o Sol Nascente ao tecido urbano de forma mais estruturada, com melhorias que envolvem desde a drenagem e pavimentação até o acesso a serviços públicos essenciais.