InícioDistrito FederalCLDFÉ lei no DF:agressores de mulheres vão pagar por violência

É lei no DF:agressores de mulheres vão pagar por violência

Lei de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT) que determina que os agressores de mulheres devolvam ao Estado os valores empregados no atendimento às vítimas.

Publicado em

Ogovernador Ibaneis Rocha  sancionou  nesta sexta-feira (12), a lei de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT) ,que determina que os agressores de mulheres devolvam ao Estado os valores empregados no atendimento às vítimas.

A lei 7.264  publicada no Diário Oficial do DF  passa a vigorar em todo DF. O governo do Distrito Federal deve regulamentar a cobrança.

Segundo o parlamentar a lei, que prevê o reembolso de valores que vão de 500 reais e meio milhão, é preciso dar um basta na escalada de ocorrências. “Agora, além de responder criminalmente, esses covardes vão ressarcir os gastos do Estado. A sociedade não vai mais pagar por esses crimes. Se eles não temem a justiça, que se preocupem com a questão financeira “, destacou  Ricardo Vale.

O GDF poderá cobrar por todo aparato acionado para garantir a proteção das mulheres, desde o deslocamento das equipes de segurança, até a oferta de serviços de assistência social e consultoria jurídica, muitas vezes necessários para que a mulher consiga romper o ciclo de abusos.

O cálculo vai considerar a gravidade da agressão e a capacidade econômica do envolvido. Além disso, o texto prevê o aumento em quando houver o uso de arma de fogo e o dobro para casos de reincidência.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM