Com o objetivo de prevenir atos de violência de gênero e conscientizar os jovens sobre a importância do respeito e da proteção às mulheres, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (26), o programa Educar para Proteger. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro Educacional Myriam Ervilha, em Água Quente, reunindo cerca de 500 pessoas, incluindo autoridades, alunos e educadores.
O Educar para Proteger foi idealizado para trazer debates relevantes sobre a temática de gênero para dentro das salas de aula, visando alcançar uma ampla parcela da população jovem do Distrito Federal (DF). Atualmente, 73% das crianças do DF são estudantes da rede pública de ensino, o que torna as escolas um ambiente estratégico para a disseminação de conhecimentos e valores que promovam a igualdade e o respeito.
O programa terá abrangência em 57 unidades escolares, onde serão realizadas atividades interativas e palestras com a participação de especialistas, educadores e representantes de organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) em parceria com o Instituto Inside Brasil e a Secretaria de Educação (SEEDF).
Além de buscar eliminar estereótipos de gênero e promover uma cultura de respeito, o Educar para Proteger também se propõe a informar as adolescentes sobre os canais de denúncia e os equipamentos públicos disponíveis para a proteção de vítimas de violência.
O lançamento do programa ocorre em um contexto de crescente preocupação com a violência de gênero, especialmente no ambiente doméstico e familiar. Autoridades destacaram a importância da educação como ferramenta fundamental para a prevenção e o combate a essa forma de violência, reafirmando o compromisso do GDF em criar um ambiente mais seguro e igualitário para todos.