A expansão da eletromobilidade no Brasil segue em ritmo acelerado, refletindo uma crescente conscientização sobre sustentabilidade e a busca por soluções inovadoras no setor automotivo.
Já nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil registrou 25.544 novos veículos eletrificados emplacados, um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2024, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse avanço reforça a importância de ampliar a infraestrutura de recarga e aprimorar políticas públicas voltadas à mobilidade elétrica.
Diante desse cenário promissor, a ABVE será uma das protagonistas do C-MOVE Brasília 2025 – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, evento que acontece nos dias 19 e 20 de março, no CREA-DF, e reunirá especialistas, representantes da indústria e autoridades para discutir os desafios e oportunidades da eletrificação dos transportes no Brasil.
A programação do C-MOVE Brasília 2025 inclui debates estratégicos sobre temas cruciais para a expansão do setor, como:
- Infraestrutura de recarga: a necessidade de ampliar a rede de carregadores rápidos e a adaptação de espaços urbanos para atender à crescente demanda;
- Políticas públicas e incentivos: estratégias para estimular a adoção de veículos elétricos por meio de benefícios fiscais e financiamentos acessíveis;
- Reciclagem e reuso de baterias: soluções sustentáveis para o descarte e reaproveitamento de componentes fundamentais da eletromobilidade;
- Transporte coletivo eletrificado: o impacto da eletrificação do transporte público na redução das emissões de carbono.
Seguundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o crescimento das vendas de veículos elétricos é um reflexo direto das iniciativas que incentivam a eletromobilidade no Brasil. “O C-MOVE será um espaço essencial para avançarmos nos debates sobre mobilidade sustentável e traçarmos estratégias para consolidar esse mercado no país”, destaca o executivo.
O C-MOVE Brasília 2025 contará com a participação de marcas e instituições influentes no setor, incluindo CREA-DF, Banco BRB, CAIO, ELETRA, WEG, EFFIX e ELECTRIC MOBILITY. O evento também conta com apoio de entidades como PNME, ABRAVEI, ABEE, AEarq, CAU/DF, IBMS, Aneel e Governo de Goiás, consolidando-se como um dos principais encontros do país sobre mobilidade elétrica.
As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/c-move-brasilia-2025/2795522.
Com a crescente adesão aos veículos elétricos e a ampliação dos debates sobre infraestrutura e regulamentação, o Brasil dá mais um passo rumo a um futuro sustentável e livre de emissões e mais uma vez o Distrito Federal desponta como placo dessas discussões .