O mês de agosto é um mês lembrado nacionalmente como ” Agosto Lilás”,que chama a atenção da sociedade para o fim da violência contra a mulher. Ao longo desse mês as ações e pautas sobre essa temática recebem uma atenção maior.
E com o objetivo de conscientizar a população brasiliense sobre o fim da violência contra a mulher, é que prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal,na noite de ontem (8), recebeu uma nova iluminação na fachada, na cor lilás, a iluminação segue até o final do mês de agosto.
As luzes fazem alusão à campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e foram acesas em solenidade ontem (8), com a presença de distritais; da vice-governadora do DF, Celina Leão, e da secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB),na ocasião lembrou que o combate à violência contra as mulheres é uma das principais bandeiras da casa. “Todos os parlamentares defendem projetos e ações para acabar com esse tipo de violência em nossa capital”, aponta.É de autoria do parlamentar a Lei nº 7.277/2023, que estabelece a criação de uma campanha de divulgação Maria da Penha online do link: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica/violencia-domestica-contra-mulher.

Para a deputada Jaqueline Silva (MDB), autora da lei que institui a campanha do Agosto Lilás no DF (Lei nº 7.238/2023),“o Agosto Lilás nasceu com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, tentando levar informação e conscientizar a população para o fim da violência contra a mulher”.

Na ocasião a procuradora especial da Mulher da CLDF, deputada Doutora Jane (MDB), reforçou “o papel fundamental da norma na conscientização da sociedade sobre a gravidade da violência contra as mulheres, na proteção das vítimas e no enfrentamento desse problema social”.
Participaram da solenidade as quatro deputadas distritais da CLDF– Dayse Amarilio (PSB), Doutora Jane, Jaqueline Silva e Paula Belmonte ,os deputados Wellington Luiz, Ricardo Vale (PT), Pastor Daniel de Castro (PP), João Cardoso (Avante), Iolando (MDB) e Chico Vigilante (PT).





