O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (6), o que ocasionará alterações no funcionamento de diversos órgãos e serviços públicos no DF. A medida vem antes do feriado da Independência, no sábado, e afeta setores como mobilidade, saúde e lazer, além do atendimento em espaços públicos.
Serviços essenciais
Alguns serviços essenciais continuarão funcionando normalmente. A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) manterá o atendimento via call center e as equipes em campo, embora o setor administrativo não funcione. Já a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) não abrirá seus postos de atendimento, mas o serviço de operação e manutenção seguirá ativo. Canais de atendimento como o aplicativo, o site e o telefone 115 funcionarão sem interrupções.
As agências do Banco de Brasília (BRB) operarão em horário normal, das 11h às 16h, nesta sexta-feira. No entanto, não haverá atendimento bancário no sábado e no domingo. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também trabalhará normalmente, seguindo a escala de coleta de lixo convencional e seletiva.
A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará das 7h15 às 18h na sexta-feira, mas não abrirá no sábado, retornando às atividades na segunda-feira.
Mobilidade e trânsito
Devido aos preparativos para o desfile de 7 de Setembro, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira. O desfile de sábado começa às 8h45 e promete atrair milhares de pessoas, exigindo mudanças significativas no tráfego da região.
O Metrô-DF funcionará em horário normal na sexta-feira, das 5h30 às 23h30. No sábado, entretanto, os trens circularão em escala de feriado, das 5h30 às 19h. Já o Detran-DF não abrirá os postos de atendimento, mas manterá o atendimento da banca examinadora para quem agendou habilitação. No sábado, as bancas não funcionarão.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) também terá suas atividades de atendimento suspensas, mas as operações de fluidez do trânsito nas principais vias da capital, como a Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural) e a BR-070, continuarão sendo realizadas normalmente.
Lazer
O ponto facultativo e o feriado não devem afetar algumas opções de lazer na cidade. O trânsito de veículos será interrompido no Eixo Rodoviário (DF-002) para a realização do tradicional Eixão do Lazer, das 6h às 18h, no sábado e no domingo.
O Mirante da Torre de TV funcionará normalmente entre os dias 6 e 8, das 9h às 18h45, assim como o Zoológico e o Jardim Botânico, que estarão abertos na sexta-feira e no sábado. O Zoológico abrirá das 8h30 às 17h, com bilheteria até as 16h, e o Jardim Botânico das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas pela manhã.
Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental também abrirão normalmente, com horários específicos disponíveis no site da instituição.
Por outro lado, os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) não terão atividades nesta sexta-feira.
Atendimento social
Os equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) terão funcionamento parcial. Centros Pop, a Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS) e as unidades de acolhimento estarão abertos. Entretanto, unidades do Cras, Creas e Cecon estarão fechadas.
Os restaurantes comunitários abrirão na sexta-feira, mas no sábado apenas as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Arniqueira, Pôr do Sol, Itapoã e São Sebastião funcionarão.
Segurança e serviços de apoio
A Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, vinculados à Secretaria da Mulher, funcionarão normalmente. No entanto, os outros serviços da pasta estarão fechados. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) também não terá atendimento presencial na sexta-feira, com o fechamento das unidades Na Hora e do Procon.
As unidades do Conselho Tutelar estarão fechadas, mas as demandas urgentes poderão ser registradas pelo telefone 125. O Centro Integrado 18 de Maio também estará indisponível, porém atenderá pelo número (61) 98314-0636.