Agora, os pacientes do Distrito Federal que necessitarem de atendimento médico em uma unidade de pronto atendimento (UPA) podem verificar o tempo de espera em cada uma delas antes mesmo de sair de casa.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) implementou um painel que oferece informações em tempo real sobre o fluxo de atendimento nas instituições. Com essa iniciativa, os usuários podem visualizar o estado das filas e o tempo estimado de espera, promovendo praticidade e agilidade no acesso aos serviços médicos.
Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, o painel exibe uma variedade de dados, incluindo a quantidade atual de pacientes na unidade, número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas, a distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme classificação de risco, além do tempo médio de espera por classificação.
Também são exibidos os pacientes aguardando abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera. O Painel Fila das UPAs já está disponível para toda a população em todas as unidades de pronto atendimento ou através do site do IgesDF.
Com essa ferramenta, espera-se não apenas melhorar a experiência dos pacientes, mas também otimizar os recursos e reduzir a sobrecarga nas UPAs. Este painel é apenas um dos diversos painéis de BI (Business Intelligence) que estão sendo desenvolvidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do Instituto. Além disso, foram criados painéis voltados para o monitoramento da dengue e o perfil epidemiológico, com o objetivo de acompanhar e analisar indicadores de saúde. Ambos estão disponíveis no site do IgesDF, proporcionando uma visão abrangente e atualizada do panorama da saúde pública no Distrito Federal.