Nesta quarta-feira (26), o Governo do Distrito Federal lança, mais três editais para a realização de cirurgias eletivas na rede de saúde complementar. Dos procedimentos a serem realizados estão :935 procedimentos na área de urologia (incluindo 126 de vasectomia e 510 de próstata), 2.935 em otorrinolaringologia (destaque para 2.100 retiradas de amígdalas) e 297 de coloproctologia.
Meses atrás a Secretaria de Saúde (SES-DF), lançou outros editais para a contratação de cirurgias de varizes, tireoide e oftalmologia. Ao todo, serão realizadas quase 7 mil cirurgias com um investimento total passa dos R$ 24,9 milhões o que inclui, os procedimentos, consultas anestésicas, pré e pós-operatórias, exames e internações, conforme a necessidade.
A iniciativa conta com recursos do governo do Distrito Federal (GDF), de emendas parlamentares e do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, do governo federal. Há a intenção é realizar até 25 mil cirurgias eletivas nessa modalidade.
Além disso, os próprios hospitais da rede pública ampliaram a oferta cirúrgica, com registro de 28% de aumento no número de procedimentos realizados.