A noite desta terça-feira (13) entrou para a história da segurança pública do Distrito Federal. Com a presença da governadora em exercício Celina Leão, foi realizada a cerimônia de formatura do 11º Curso de Formação de Praças (CFP XI) da Polícia Militar do DF, que capacitou 1.234 novos soldados, dos quais 317 são mulheres — o maior contingente já registrado em um único curso da PMDF.
A cerimônia, marcada por emoção e simbolismo, celebrou não apenas o reforço no efetivo, mas também um novo capítulo para a participação feminina nas forças de segurança do DF. Pela primeira vez, as mulheres puderam disputar vagas na ampla concorrência, superando a antiga regra que limitava sua participação a apenas 10% do total de vagas ofertadas.

Durante o evento, Celina Leão destacou o caráter inédito da formação. “Nunca tivemos uma turma deste tamanho. Foi uma decisão do governador Ibaneis Rocha, que entendeu a necessidade de recompor o efetivo da PM. Tivemos que buscar recursos no orçamento federal e fazer ajustes para tornar esse curso possível. E conseguimos. Hoje ele é realidade”, afirmou.
Mulheres na linha de frente
Escolhida como madrinha da turma, Celina ressaltou o orgulho de representar uma formação que quebra paradigmas dentro da corporação. “Fiquei muito feliz. É uma turma que traz uma forte presença feminina, o que mostra o envolvimento crescente das mulheres na segurança pública. Isso traz diversidade, mais disciplina, competência e novas perspectivas para a corporação”, pontuou.
Além da governadora em exercício, participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, e o deputado distrital Hermeto, líder do governo na Câmara Legislativa.
Com a conclusão do CFP XI, a expectativa é de um impacto positivo direto na segurança da população, com mais policiais nas ruas em todas as regiões administrativas. E as novidades não param por aí: segundo Celina Leão, o governador Ibaneis Rocha já autorizou novas contratações para fortalecer ainda mais o sistema de segurança pública do DF.
“Vamos continuar investindo na formação de novos policiais. A segurança pública do DF é referência nacional, e vamos manter esse padrão com planejamento, estrutura e valorização dos nossos profissionais”, concluiu a governadora em exercício.