InícioBrasil e MundoGabarito oficial do Enem será divulgado antes do previsto

Gabarito oficial do Enem será divulgado antes do previsto

Publicado em

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada.

Inicialmente, o gabarito estava previsto para o dia 20 de novembro, mas, segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, informará uma nova data para esta semana. Já o resultado final, conforme o cronograma, segue previsto para 13 de janeiro de 2025.

Neste domingo, os estudantes concluíram a última etapa das provas, que incluiu questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. No primeiro dia de provas, realizado no domingo anterior (3), os participantes responderam a perguntas de linguagens e ciências humanas.

No segundo dia de aplicação do Enem, 69,4% dos inscritos compareceram, um índice ligeiramente inferior ao do primeiro dia (73,4%). A taxa de abstenção neste domingo foi de 30,6%, contra 26,6% no primeiro dia e 32% no segundo dia de provas em 2023. No total, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram no exame.

Observou-se também um aumento significativo na participação de alunos concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. Este ano, esse grupo passou de 58% (1,1 milhão de estudantes) para 94% (1,6 milhão). “Foi um esforço do Ministério da Educação, impulsionado pelo programa Pé-de-Meia. Para os estudantes do terceiro ano, a inscrição foi gratuita. O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior e políticas públicas federais e estaduais”, destacou o ministro Camilo Santana.

Durante coletiva de imprensa, o ministro informou que o segundo dia de aplicação do Enem transcorreu sem grandes ocorrências, não sendo necessário cancelar as provas em nenhum local. Segundo o Inep, 1.900 candidatos foram eliminados por descumprimento das regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou sair do local da prova com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais.

Ocorrências médicas e falhas de energia, entre outras, somaram 1.037 notificações.No primeiro dia, 4.999 candidatos foram eliminados, e 689 ocorrências foram registradas.

Candidatos que perderam a prova nos dois dias, devido a problemas logísticos ou doenças previstas no edital, podem solicitar a reaplicação entre esta segunda-feira (11) e o dia 15 de novembro. As novas provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro, em uma única data de reaplicação.

O Enem, principal exame de avaliação de desempenho ao fim da educação básica, é a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas adotam o Enem como critério de seleção, seja exclusivo ou complementar, e ele é usado para concessão de financiamentos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, o Enem é aceito em processos seletivos de várias instituições de ensino em Portugal, graças a convênios firmados com o Inep, o que permite que estudantes brasileiros utilizem suas notas para ingressar em universidades portuguesas.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM