spot_imgspot_img
InícioDistrito Federal GDF promove Dia de Descarte Consciente no Parque da Cidade

 GDF promove Dia de Descarte Consciente no Parque da Cidade

Publicado em

- Publicidade -

O Parque da Cidade, em Brasília, foi palco neste sábado (21) de mais uma ação de educação ambiental promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Com foco na logística reversa e no descarte adequado de resíduos eletrônicos, o Dia de Descarte Consciente reuniu moradores de diferentes regiões administrativas para o descarte gratuito de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso.

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), em parceria com o Instituto Inteligência Ambiental, o evento também contou com uma miniexposição nostálgica de itens tecnológicos antigos. Entre os objetos chamaram a atenção rádios de válvula, máquinas de escrever elétricas e os primeiros modelos de telefone celular – os chamados “tijolões” dos anos 1990.

Desde as primeiras horas da manhã, dezenas de pessoas passaram pelo ponto de coleta para entregar celulares antigos, televisores, CPUs, cabos, impressoras e uma variedade de itens que costumam ficar esquecidos em armários ou depósitos.

Segundo a Sema-DF, o Distrito Federal conta hoje com 120 pontos fixos de entrega voluntária. No site da secretaria está disponível  a relação desses locais. Basta colocar o CEP da sua residência que você vai saber onde tem um mais próximo para esse tipo de descarte.

Todo o material recolhido será destinado a empresas especializadas em reciclagem e reaproveitamento de componentes. A ideia é garantir o tratamento adequado dos resíduos eletrônicos, reduzindo os impactos ambientais e fomentando a economia circular.

A iniciativa faz parte de uma agenda permanente do GDF voltada para a sustentabilidade. Além do descarte consciente, o governo tem investido em campanhas de educação ambiental e fortalecimento da política de resíduos sólidos.

A expectativa da Secretaria do Meio Ambiente é que outras edições do evento ocorram ao longo do segundo semestre, ampliando o alcance da campanha e incentivando novos hábitos entre os brasilienses.

- Publicidade -

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM