Um dia após fechar uma cratera na Avenida Hélio Prates, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu continuidade às obras no trecho que vai da QND 50/QNG 25 até o Pistão Norte, em Taguatinga. A retomada dos trabalhos reforça o compromisso do GDF em tornar a avenida que une Ceilândia e Taguatinga uma pista transitável para pedestres, motoristas e comerciantes.
Nesta sexta-feira (12), essa frente contou com a união de esforços da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Eles iniciaram os trabalhos de terraplanagem e compactação do solo, que consistem no nivelamento do trecho, e de imprimação da avenida, etapa anterior à pavimentação, prevista para ocorrer já na próxima semana. Além disso, serão feitos serviços de implantação de calçadas e paisagismo.
“Ontem nós tomamos a decisão de assumir a obra. O GDF assumiu fechar todos os buracos, pavimentar e tapar. Vamos fazer as calçadas para que a gente possa dar uma atenção especial naquela cidade. Hoje o SLU está lá presente, toda a Novacap presente, o DER-DF presente. Já tapamos os buracos, estamos pavimentando um trecho também da via, ou seja, o governo reagiu”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o DER-DF está fornecendo material de acabamento para concluir a pavimentação, enquanto a Novacap disponibiliza maquinário e mão de obra para implantação do calçamento.
Além da Novacap e do DER, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) executou serviços de varrição, limpeza completa das calçadas e vias públicas, e remoção de folhas, papéis e outros detritos. Os servidores coletaram materiais menores que não são captados na varrição, garantindo uma limpeza mais detalhada e de difícil acesso. Por fim, o SLU pintou meios-fios ao longo de toda a extensão da avenida, resultando numa melhoria estética tanto para pedestres como para motoristas.
Nesta sexta, o GDF retomou as obras em dois pontos estratégicos da avenida. O primeiro deles está localizado entre o comércio Agro Boi e um pouco além da QND 50. Já o segundo, entre os cruzamentos da Via do Sesi (a partir do Posto Pit Stop) e Avenida Samdu (Posto Melhor).
Essas ações demonstram o esforço contínuo do GDF em garantir a segurança e a qualidade das vias públicas, beneficiando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores de Taguatinga e Ceilândia.