Durante sua participação no Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, nesta sexta-feira(29), na cidade de Rio Quente (GO), o governador Ibaneis Rocha destacou a vocação do Distrito Federal como polo logístico e de integração de todo o país.
O governador Ibaneis Rocha foi o primeiro a discursar ao lado dos governadores Ronaldo Caiado, de Goiás; Carlos Brandão, do Maranhão; o presidente do Consórcio, Mauro Mendes, do Mato Grosso; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; Wanderlei Barbosa, de Tocantins.
Diante de uma plateia formada por senadores, deputados federais, prefeitos e secretários de Estado,Ibaneis Rocha citou a característica do Distrito Federal e sua qualidade como ponto central para ligar o país.
“Nós temos avançado muito na questão do hub de logística e temos feito muitas ações importantes para que o Distrito Federal passe a se desenvolver naquilo que é, para nós, o maior ponto de crescimento. O Distrito Federal foi criado pelo nosso querido Juscelino Kubitschek com o ponto de união do Brasil”, destaco o governador Ibaneis Rocha ao lembrar da conectividade do DF com as demais regiões.
Conexão que tem sido feita nas malhas aérea e rodoviária, lembrou o governador . “Tivemos a redução do querosene de aviação, propiciando diversos novos voos nacionais e internacionais para o DF. Temos que encontrar cada vez mais uma característica de empregabilidade para uma população que cresce a todo momento”, complementou, ao citar também a ligação com o entorno de Goiás – parceiro na saúde e no transporte – e Minas Gerais.

O governador ainda reforçou que Brasília é uma cidade totalmente diferente daquilo que se pensa do ponto de vista do desenvolvimento econômico e isso tem que ser entendido por toda a população do Brasil.
“O grande desafio hoje é exatamente essa consolidação no sentido de ser uma pujança, mas limitada ao seu território doado por Goiás, mas o território é pequeno e nós temos pouca capacidade de áreas de desenvolvimento. Por isso a necessidade da manutenção do Fundo Constitucional, que nos sustenta”, finalizou Ele.
Fizeram parte da comitiva do DF DF, o secretário executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho; os secretários de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz, e de Governo, José Humberto Pires de Araújo; além do presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.