InícioBrasil e MundoGoverno anuncia chegada da TV 3.0 ao Brasil: o que muda e...

Governo anuncia chegada da TV 3.0 ao Brasil: o que muda e quando?

Publicado em

No dia 3 de março, o ministro Juscelino Filho apresentou o projeto de adoção da TV 3.0 no Brasil, a evolução da TV digital para canais abertos e por assinatura. Com previsão de lançamento em 2025, a TV 3.0 promete aprimoramentos na qualidade de imagem e som, além de maior interatividade com o público.

Com o padrão atualizado, os televisores apresentarão uma evolução na resolução, passando do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até mesmo 8K (7.680 x 4.320 pixels). Além da qualidade de imagem aprimorada, a TV 3.0 oferecerá melhorias nas cores, nitidez e contraste, incluindo suporte para a tecnologia de alcance dinâmico elevado (High Dynamic Range ou HDR).

O novo recurso interativo da TV 3.0 vai demandar conexão com a web. As opções de interação vão variar conforme o fornecedor de conteúdo, entretanto, será viável, a título de exemplo, participar de pesquisas e votações, selecionar entre várias câmeras em uma competição de realidade ou partida de futebol ou fazer compras pela internet dos produtos exibidos na tela.

A televisão do futuro, conhecida como TV 3.0, terá a capacidade de oferecer uma variedade de serviços e iniciativas governamentais para a comunidade, em especial para aqueles com menos recursos financeiros, tais como programas de saúde e educação.

Segundo o Ministério das Comunicações, haverá a opção de customizar os conteúdos e os anúncios veiculados nos diferentes canais. A interação proporcionada pela personalização trará oportunidades inéditas para aumentar a arrecadação, por meio de campanhas publicitárias interativas.

A TV terá uma integração com diversos aplicativos que proporcionarão uma experiência mais interativa. Além dos programas transmitidos ao vivo, será possível acessar conteúdos extras sob demanda, como séries, jogos e diversos programas.

Segundo informações atualizadas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas no final de 2023, 91,5% dos domicílios no Brasil, o equivalente a 68,9 milhões, tinham acesso à internet em 2022. No entanto, aproximadamente 6,4 milhões de residências

Quando começa a mudança?

Depois de uma chamada internacional, o governo está analisando qual dos dois modelos aprovados será implementado: o japonês ou o americano, mantendo a possibilidade de uma combinação com o sistema europeu.

O objetivo do Ministério das Comunicações é determinar qual tecnologia será utilizada até 31 de dezembro de 2024, para que no início de 2025 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa assinar um decreto para que as emissoras se ajustem ao cronograma de implementação, a tempo da Copa do Mundo de futebol de 2026. A transição para o novo padrão acontecerá de maneira gradual, começando pelas grandes cidades.

Quanto custará?

O acesso à TV 3.0 será gratuito, mas, além da conexão com a internet para os recursos interativos, dependerá inicialmente de um conversor, até que as TVs disponíveis no mercado brasileiro estejam plenamente habilitadas para receber o sinal do novo padrão.

O Ministério das Comunicações ainda não definiu se os conversores para o sinal de TV 3.0 serão distribuídos gratuitamente.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM