Em uma iniciativa voltada para garantir a segurança e o bem-estar dos 220 conselheiros tutelares do Distrito Federal, o Executivo local lançou o aplicativo “Proteger é Nosso Dever!”. Desenvolvido pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Segurança Pública (SSP), o aplicativo permitirá que os profissionais acionem a Polícia Militar de forma prioritária em situações suspeitas de perigo.
O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (13) e contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, que destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Vocês são responsáveis por tutelar todos os direitos das nossas crianças e adolescentes. Estamos dando andamento a várias demandas de vocês, mas essa foi atendida e solucionada para que trabalhem com tranquilidade e contem com o apoio da PMDF 24 horas por dia”, afirmou a vice-governadora.
Para utilizar o aplicativo, os conselheiros tutelares precisarão se cadastrar na SSP. Quando acionado em situações de emergência, o aplicativo gerará uma ocorrência prioritária, permitindo que a viatura mais próxima seja despachada imediatamente. Isso se dará através da disponibilização de dados e localização obtidos por tecnologia de georreferenciamento.
Além do aplicativo “Proteger é Nosso Dever!”, as secretarias lançaram o projeto “Cuidar é Nossa Missão!”, que oferecerá atendimento psicológico aos conselheiros tutelares do DF. Ambas as iniciativas visam proteger e garantir a integridade física e psicológica desses profissionais no exercício de suas funções.
A assinatura do termo de parceria entre a SSP e a Sejus, oficializando as iniciativas, será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), consolidando o compromisso do governo local com a proteção e apoio aos conselheiros tutelares.