Por Patrícia Sandoval
O governador Ibaneis Rocha deu autorização à Secretaria de Economia (Seec) para realizar um estudo com o intuito de contratar imediatamente 500 policiais militares da reserva remunerada para retornarem ao serviço como designados. Caso a iniciativa seja viável, eles serão designados para atuar diretamente nas operações, contribuindo para o fortalecimento da corporação e exercendo suas funções nas ruas e nos batalhões.
O pedido foi apresentado ao governador pelo secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, e o deputado distrital Hermeto, que também é policial militar da reserva. Durante a reunião, foram discutidas questões relacionadas ao trabalho da PMDF e a urgência de aumentar o número de efetivos.
Atualmente, o Distrito Federal tem aproximadamente 10 mil policiais militares em atividade. Desde 2019, o GDF contratou 4 mil novos profissionais para as forças de segurança, sendo que cerca de 2,5 mil são policiais militares.
Esse trabalho de recomposição dos quadros vem sendo reforçado, para esse ano este ano, há a previsão de que uma nova turma dê início ao Curso para Formação de Praças (CFP).