InícioDistrito FederalHelicóptero Sentinela realiza transporte do 74º coração para transplante em Brasília

Helicóptero Sentinela realiza transporte do 74º coração para transplante em Brasília

Publicado em

Desde 2015, uma colaboração essencial entre o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Central Estadual de Transplantes (Cet-DF) tem garantido agilidade no transporte de órgãos para transplantes, fortalecendo a saúde pública do Distrito Federal.

Na tarde desta sexta-feira (8), o helicóptero Sentinela 01 do Detran-DF realizou o transporte do 74º coração destinado a um transplante na capital. O órgão veio de Goiânia (GO) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), pousando em Brasília antes de ser levado, via transporte aéreo do Detran-DF, até o Hospital do Coração do Brasil, no Setor Hospitalar Sul.

O Sentinela 01 pousou próximo ao cemitério Campo da Esperança, onde a equipe médica e o órgão foram transferidos para uma viatura aérea e conduzidos até o hospital, em um processo ágil e coordenado.

Em casos de transplantes, cada segundo é vital, pois a rapidez no transporte influencia diretamente na preservação e no sucesso da cirurgia. Desde o início dessa parceria, a atuação do Detran-DF tem sido fundamental para garantir a celeridade necessária ao aproveitamento dos órgãos.

No voo desta sexta-feira, estiveram a bordo o comandante Ricardo Timóteo, o copiloto Ramon Chagas e o operador aerotático Fernando Garrido, que coordenaram a operação com precisão.

Desde o início da parceria em 2015, o Detran-DF já transportou 74 corações para transplantes, com 11 transportes realizados em 2023 e 18 em 2024, reafirmando o compromisso das autoridades locais com a vida e a saúde pública.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM