InícioRotary ClubHomenagens e emoção marcam noite especial no Rotary Club de Brasília

Homenagens e emoção marcam noite especial no Rotary Club de Brasília

Publicado em

Na noite desta quinta-feira (21),o Rotary Club de Brasília foi palco de uma cerimônia memorável  na Fundação dos Rotarianos de Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Sul.A festiva , que celebrou o ingresso  de novos membros, também foi referendou  a entrega da  Medalha Ernesto Silva, concedida a personalidades cujas trajetórias deixaram legado  duradouro na comunidade.

O jornalista e presidente do Rotary Club Brasília , Toni Duarde abriu a cerimônia com um discurso ressaltando o espírito rotarico,“esta noite é um reflexo do espírito que move o Rotary Club de Brasília há décadas: o de servir à comunidade e reconhecer aqueles que, com dedicação e coragem, ajudam a transformar nossa sociedade. Cada homenagem entregue aqui é mais do que um reconhecimento individual; é uma celebração do impacto coletivo que essas histórias inspiram”.

Duarte , também saudou a chegada dos novos membros, “a chegada de novos companheiros à nossa família rotariana, renovando nossa força e compromisso com os valores rotários. Este evento não é apenas uma cerimônia; é um convite a todos para continuarem sonhando, servindo e, acima de tudo, acreditando no poder transformador do espírito rotariano.”

Entre os homenageados, estava  Osório Adriano, ex-deputado federal pelo Distrito Federal. Aos 95 anos, Osório foi reconhecido não apenas por sua trajetória política, assim como  por sua contribuição como empresário . Nascido em Uberaba, Minas Gerais, em 1929, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Miami em 1957 e, naquele mesmo ano, fixou raízes em Brasília. Fundador do Grupo Brasal, Osório tornou-se um símbolo de empreendedorismo na capital e um dos articuladores da fundação do Partido da Frente Liberal (PFL). Com cinco mandatos como deputado federal, sua atuação foi marcada pelo compromisso com o desenvolvimento da jovem capital.

Que também foi agraciado com a Medalha Ernesto Silva, foi empresário Elson Cascão, cuja memória é presente e o legado perpetua no âmbito familiar. Na ocasião marcada por saudade e gratidão, seu filho Elsinho Cascão, lembrou a trajetória do pai, que chegou a Brasília em 1958 e transformou um pequeno posto de combustível no Núcleo Bandeirante na grandiosa Rede Cascol. Além de empresário, Elson foi um entusiasta da pecuária sustentável, integrando práticas modernas como a Integração Pecuária-Floresta. Sua partida em julho deste ano, aos 92 anos, deixou uma marca profunda, celebrada por sua história de dedicação e inovação.

Na ocasião Afonso que já foi presidente do Rotary Clube Brasília e que pertencer agora ao clube irmão Capital Federal, mas que nunca deixou o RCB Pioneiro discursou falando um pouco da história de Cascão e a relação dele com uma das mais importantes organizações humanitárias do planeta.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o tributo póstumo à rotariana Yara Escalante, representada por sua família. Seu neto relembrou a paixão de Yara pelo serviço comunitário e sua incansável dedicação ao Rotary Club, inspirando novas gerações com sua história de comprometimento social.

Outro destaque foi a entrega da Medalha Ernesto Silva à Dona Geralda Campos Branquinho, cuja vida exemplifica os valores rotarianos de liderança e solidariedade. Com anos de trabalho voluntário e projetos humanitários, Dona Geralda recebeu a homenagem como reconhecimento por seu impacto tanto no clube quanto na comunidade.

A noite foi marcada também pela posse 4 novos membros que se uniram à família rotariana: o jornalista Ricardo Ulhoa, o empresário Andrey Barbosa, o também empresário Edvaldo Dias e o economista Atos Queiroz. A animação ficou por conta do cantor Don&Zet, um dos maiores seresteiros da Vila Planalto.

Para além de   que uma celebração, a festiva reafirmou o compromisso do Rotary Club de Brasília com o desenvolvimento humano e comunitário, honrando aqueles que fazem a diferença na construção de uma sociedade melhor.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM