O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou nesta terça-feira (12) uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que contesta declarações recentes do republicano a respeito da segurança pública em Brasília.
Em um discurso nesta segunda-feira(11), Trump teria comparado a capital federal a regiões marcadas por altos índices de violência, o que motivou a resposta oficial.
“É necessário esclarecer, com base em dados oficiais, que tal percepção não reflete a realidade da capital brasileira. São informações equivocadas”, escreveu Ibaneis Rocha, acrescentando que a declaração do presidente pode ser fruto da “atual ausência de um diálogo mais consistente entre o Brasil e os Estados Unidos”.
A resposta do governador foi embasada em dados do Atlas da Violência 2024, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam Brasília como a terceira capital menos violenta do Brasil, com uma taxa de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes índice inferior ao de grandes cidades como Rio de Janeiro e Salvador.
Segurança como política de Estado
Ibaneis também aproveitou a carta para destacar o modelo de segurança pública adotado em Brasília, que, segundo ele, é pautado em resultados concretos, “livre de vieses ideológicos”.
“O sucesso obtido decorre da autonomia de Brasília, garantida pela Constituição Federal do Brasil, e da determinação de proteger a população acima de interesses partidários”, afirmou.
A gestão do governador tem implementado uma série de programas voltados à segurança e à assistência social, como o Segurança Integral, que envolve a participação ativa da comunidade por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), e atua em seis eixos: cidade, escola, cidadão, mulher, servidor e campo mais seguros.
Outras ações destacadas incluem:
- Contratação de mais de 5 mil servidores da segurança pública;
- Duplicação dos pontos de monitoramento eletrônico;
- Lançamento do Programa Acolhe DF, voltado à reinserção de dependentes químicos (Decreto nº 47.423/2025);
- Criação do Hotel Social, que oferece abrigo a pessoas em situação de rua e seus animais;
- Concessão de auxílio emergencial de R$ 600,00 a pessoas em vulnerabilidade extrema.
No texto Ibaneis Rocha defendeu uma postura mais pragmática nas relações internacionais.
“Diferentemente do atual Governo Federal, acredito no diálogo e na força das relações diplomáticas. Interesses geopolíticos e comerciais devem estar acima de divergências político-partidárias”, pontuou o governador.
O chefe do executivo local mencionou também uma reunião recente com outros governadores para debater estratégias de aproximação com o governo norte-americano, defendendo a retomada de um diálogo direto com os EUA e a redução de tensões diplomáticas.
Por fim, Ibaneis manifestou interesse em fortalecer os laços entre o Distrito Federal e os Estados Unidos. “Com respeito, manifesto interesse em fortalecer as pontes políticas e institucionais entre os dois países.”