spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img
InícioDistrito FederalIbaneis Rocha destaca avanços do DF em saneamento durante painel do Lide...

Ibaneis Rocha destaca avanços do DF em saneamento durante painel do Lide em Washington

Publicado em

- Publicidade -

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, nesta segunda-feira (8), de um painel internacional promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Washington, nos Estados Unidos.

No encontro, ele apresentou os avanços do Distrito Federal em infraestrutura e saneamento, com destaque para as políticas que garantem segurança hídrica e ampliam a cobertura de água e esgoto.

Segundo Ibaneis, o DF está na vanguarda do país ao já ter universalizado o saneamento básico. Atualmente, 99% da população conta com abastecimento de água e 93% com rede de esgoto, índices que colocam a capital entre as líderes nacionais no setor.

Durante seu discurso, o governador lembrou que a falta de investimentos no passado levou tanto a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) quanto a Companhia Energética de Brasília (CEB) a situações financeiras críticas.

“Foi investido R$ 1,4 bilhão nos dois governos anteriores, e nos meus governos — e até 2029 — a previsão é que serão investidos R$ 5 bilhões, com a integração dos quatro sistemas de captação de água do DF, que não eram integrados. Eles não eram interligados e antes poderia faltar água numa região. Esse investimento produz segurança hídrica para os próximos 50 anos”,  afirmou.

O governador ressaltou que, na semana passada, foram entregues novos sistemas de abastecimento que vão beneficiar 500 mil pessoas. Ele também citou ações de impacto social, como o projeto de saneamento no bairro Santa Luzia, que vai levar água tratada, infraestrutura e moradia digna para famílias da região. Outro destaque foi a parceria com produtores rurais para reflorestamento das margens de rios e nascentes, iniciativa que reforça a preservação da água no DF.

Ibaneis Rocha recordou ainda o cenário de crise hídrica vivido antes de sua gestão. “A falta de investimentos gerou a maior crise da história do DF, com aumento nas tarifas e racionamento de água. Esse era o cenário daquele período”, disse.

Outro ponto de destaque foi a boa organização financeira da Caesb, que, segundo Ibaneis, hoje tem condições de firmar parcerias e financiamentos com organismos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além do governador, também participaram do painel pelo DF o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, que destacou a saúde financeira da companhia e seus bons índices de desempenho.

*Com informações da Agência Brasília

 

- Publicidade -

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM