InícioBrasil e MundoJustiça Eleitoral intensifica ações para promover o alistamento de jovens eleitores

Justiça Eleitoral intensifica ações para promover o alistamento de jovens eleitores

Publicado em

A Semana do Jovem Eleitoral 2024 foi lançada hoje pela Justiça Eleitoral com o objetivo de promover o alistamento de jovens entre 15 e 17 anos, que mesmo não sendo obrigados, já podem participar das eleições municipais em outubro.

A iniciativa também visa orientar aqueles que terão a primeira obrigação eleitoral, completando 18 anos antes das eleições que ocorrem em 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).

De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 417 mil jovens de 15 a 17 anos solicitaram o título eleitoral entre janeiro e fevereiro deste ano. Jovens de 15 anos podem se alistar se completarem 16 anos, idade mínima para votar, até o dia do primeiro turno.

Durante a mobilização realizada pelo TSE, é comum que a maior parte dos alistamentos eleitorais dos jovens ocorra.Antes do pleito de 2022, por exemplo, ocorreram 100 mil registros de jovens nos cinco dias de campanha, momento em que é comum contar com o apoio de personalidades, figuras públicas e instituições.

A mobilização costuma se dar entre os meses de março e abril, algumas semanas antes do encerramento do período de registro eleitoral antes das eleições. Neste ano, o prazo final para obter o título de eleitor é 8 de maio. Após essa data, a inscrição de eleitores fica suspensa até após a votação.

Em 2022, a temática da campanha, concentrada em plataformas de redes sociais como Instagram e TikTok, é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – Sua voz fará história”. O material de mobilização está disponível no site do TSE.

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM