As doações de leite materno são responsáveis por salvar a vida de centenas de recém-nascidos em todo o Distrito Federal. Os bancos de leite , desempenham um papel central para que esses bebês não fiquem sem alimento.
A oferta de leite humano a esse bebês contribui para seu desenvolvimento adequado e recuperação mais rápida , além de reduzir o tempo de internação.Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso, se o bebê for prematuro, 1 ml por mamada já é o suficiente para nutri-lo.
Só nesse primeiro bimestre de 2023 o Banco de Leite Humano do Distrito Federal coletou 3.134 litros, em janeiro, foram doados 1.559 litros, o que corresponde a 77% da meta mensal. Em fevereiro, a quantidade foi maior: a doação alcançou 1.574 litros, porém ainda está abaixo do esperado.
Como doar
Toda mulher que está amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos. Para se tornar doadora, basta ligar para o telefone 160, opção 4. Depois disso, as equipes do Banco de Leite Humano entrarão em contato para agendar a visita do Corpo de Bombeiros.
Outra opção é acessar o site do Amamenta Brasília. Depois disso, as equipes vão entrar em contato para agendar a visita do Corpo de Bombeiros.Para ter mais informações sobre os bancos de leite humano do DF Acesse aqui .