Em um movimento que visa promover o uso consciente da água e evitar penalidades para os consumidores, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) registrou, em apenas um semestre, mais de 10 mil clientes cadastrados para o serviço de autoleitura do hidrômetro. Esse serviço permite ao consumidor acompanhar mensalmente o consumo de água do seu imóvel, trazendo diversas vantagens e facilidades.
A autoleitura do hidrômetro oferece uma solução prática para evitar multas, que são aplicadas quando o leiturista não consegue acessar o equipamento. Isso pode ocorrer se o responsável pelo imóvel não estiver presente no dia agendado para a leitura ou se o hidrômetro estiver instalado em uma área interna de difícil acesso. Com a autoleitura, o cliente pode evitar essas situações, garantindo que o consumo de água seja registrado corretamente.
Além disso, a autoleitura facilita a identificação de vazamentos ou até mesmo de furtos de água. Ao acompanhar de perto o consumo mensal, o cliente pode detectar aumentos anormais no consumo, acionando a Caesb para investigar e resolver possíveis problemas. Dessa forma, o serviço contribui para uma gestão mais eficiente e econômica da água.
Para incentivar ainda mais a adesão à autoleitura, a Caesb planeja intensificar o envio de mensagens aos clientes no próximo semestre, promovendo o uso consciente da água e a redução dos custos na conta de água. A companhia destaca que o cadastro para o serviço pode ser feito a qualquer momento pelo site da Caesb. Não é necessário apresentar documentos específicos, mas a conta de água deve estar em nome do consumidor.
O processo de autoleitura é simples: o cliente deve ler o hidrômetro e informar a numeração encontrada no site da Caesb. É importante que essa leitura seja feita três dias antes da data marcada para a visita do leiturista. Por exemplo, se a leitura está agendada para o dia 8, a autoleitura deve ser encaminhada até o dia 5. A conta de água, ajustada conforme a autoleitura, estará disponível no site cinco dias úteis após o envio da informação.
Para mais informações e para realizar o cadastro neste link.