Começa a funcionar nesta segunda-feira (05), o Hospital de Campanha (Hcamp) da Força Aérea Brasileira ( FAB), instalado próximo à Feira do Produtor, em Ceilândia. Mais um aliado nos cuidados das pessoas com dengue no Distrito Federal, a estimativa de atender 600 pessoas por dia, ampliando a assistência a esses pacientes.
A escolha do local para a instalação do Hcamp, levou em consideração que as regiões de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol concentram a maior parte dos episódios, com 8.896 notificados. O mais recente informe epidemiológico de dengue,aponta que desdeo início do ano, foram 29,5 mil casos de dengue notificados na capital federal.
O Hcamp ttem estrutura é modular, com sete células onde funcionam áreas para acolhimento, consultas e laboratório, entre outras. O hospital terá funcionamento 24 horas com toda a estrutura necessária para atendimento dos pacientes com dengue, como cadeiras de hidratação e leitos.
Além de possuir um centro de Emergência, interligado por dois túneis. Onde um se comunica com a tenda de laboratório, local onde serão feitos a coleta e os exames para diagnóstico de dengue, assim como acompanhamento do tratamento. O outro leva ao espaço de hidratação, que tem dois setores separados – pediátrico e adulto. A triagem também será realizada no local.
Atuarão no Hcamp vinte e nove militares da área de saúde da FAB , a equipe é composta por sete médicos, dos quais quatro são clínicos e três pediatras, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem e de laboratório.