Na manhã desta segunda-feira (12), o Palácio do Buriti foi palco de uma cerimônia em homenagem ao medalhista olímpico Caio Bonfim. Recebido pelo governador Ibaneis Rocha, o atleta foi agraciado com uma placa em reconhecimento à sua dedicação, esforço e conquista histórica nas Olimpíadas de Paris 2024, onde conquistou a medalha de prata na prova da marcha atlética.
Na ocasião,o governador Ibaneis Rocha destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social, ressaltando o impacto positivo que as conquistas de atletas como Caio Bonfim têm sobre a comunidade. “Nós vamos continuar investindo no esporte, porque esse é o caminho para a libertação de várias crianças e adolescentes, e nós temos certeza que esse é o caminho correto”, afirmou Ibaneis Rocha.
Como parte do compromisso do Governo do Distrito Federal com o esporte, o governador anunciou a reforma de três importantes estádios do Distrito Federal: o Augustinho Lima, em Sobradinho, onde Caio Bonfim realiza seus treinamentos; o Joaquim Domingos Roriz, conhecido como Rorizão, e o Maria de Lourdes Abadia, o Abadião. Além das reformas, haverá a ampliação das modalidades do programa Bolsa Atleta, beneficiando ainda mais esportistas locais.
Trajetória Olímpica
Caio Bonfim é um veterano das Olimpíadas, com quatro participações no currículo. Sua estreia foi em Londres 2012, onde ficou na 39ª posição. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o atleta alcançou a quarta colocação, até então o melhor resultado de sua carreira. Em Tóquio 2021, Caio finalizou a prova na 13ª posição. Já em Paris 2024, o atleta atingiu um marco histórico para o Brasil ao conquistar a medalha de prata na marcha atlética, a melhor posição do país na modalidade.
O atleta, que é apoiado desde o início de sua carreira pelo Governo do Distrito Federal (GDF), é beneficiário dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília. Esses programas foram essenciais para sua trajetória, garantindo recursos e transporte para que ele pudesse competir em alto nível, tanto nacional quanto internacionalmente.
Duas viagens patrocinadas pelo Compete Brasília se destacam em sua preparação olímpica: a prova em Varsóvia, na Polônia, que garantiu sua classificação para as Olimpíadas, e a competição em Taicang, na China, onde Caio bateu o recorde brasileiro na marcha atlética.Agora, com a prata olímpica em mãos, Caio Bonfim já direciona seu foco para o próximo desafio: a competição mundial de atletismo, que acontece em 2025.