spot_img
InícioDistrito FederalCLDFMeio século de paixão: Gama será celebrado em sessão solene na Câmara...

Meio século de paixão: Gama será celebrado em sessão solene na Câmara Legislativa

Publicado em

- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, na próxima segunda-feira (10), uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Sociedade Esportiva do Gama. A celebração acontece no plenário da Casa, a partir das 19h, por iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil).

O Gama é um dos clubes mais tradicionais do Distrito Federal e completa meio século de história em 2025. Entre suas maiores conquistas, está o título de campeão brasileiro da Série B de 1998 , um feito que marcou o nome do time no cenário nacional.

“É um clube que vai além do esporte. O Gama representa orgulho, integração e identidade para toda a comunidade gamense. São 50 anos de dedicação, vitórias e contribuição para o esporte e para a sociedade”, destacou o deputado Eduardo Pedrosa, autor da homenagem.

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

Mais do que vitórias em campo, o parlamentar ressaltou o papel social do clube. “O Gama tem uma história que inspira gerações e promove lazer, inclusão e incentivo à prática esportiva no Distrito Federal”, afirmou.

Trajetória de um gigante do futebol candango

Fundado em 15 de novembro de 1975, o Gama nasceu como um clube de futebol, mas ao longo dos anos expandiu sua atuação para outras modalidades esportivas. Suas cores  verde e branco , foram inspiradas na Sociedade Esportiva Palmeiras.

O time é o maior campeão candango e o segundo clube do DF com mais títulos nacionais. O Gama também protagonizou um dos episódios mais marcantes da história do futebol brasileiro. Em 1999, após ser rebaixado para a Série B de 2000, o clube entrou na Justiça comum alegando irregularidades em decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que teria beneficiado o Botafogo-RJ.

O impasse jurídico resultou em um acordo entre o Gama, a CBF e o extinto Clube dos 13, levando à criação da Copa João Havelange ,torneio que substituiu o Campeonato Brasileiro de 2000 e foi vencido pelo Vasco da Gama.

Com uma torcida fiel e apaixonada, o Gama se consolidou como um símbolo do futebol brasiliense e uma das maiores forças do Centro-Oeste.

 

 

- Publicidade -

Últimas notícias

LEIA TAMBÉM