A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que no próximo domingo (7), haverá interrupção na circulação de trens durante todo o horário de operação no trecho que compreende as estações Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia. A suspensão deve-se à necessidade de manutenção.
Trechos Atingidos e Horário de Operação
A interrupção ocorrerá das 7h às 19h e afetará as estações mencionadas, enquanto o funcionamento será normal nos demais trechos: de Centro Metropolitano a Central e de Samambaia a Central.
O principal objetivo da manutenção é a troca de trilhos devido ao desgaste natural causado pelo contato constante entre as rodas do trem e o trilho, ambos de metal. Essa troca é necessária, em média, a cada quatro anos. Neste domingo, a substituição será feita em 750 metros de via, envolvendo ações como corte de trilhos, soltura dos dormentes, posicionamento de novos trilhos, novas fixações nos dormentes e soldas. Um veículo auxiliar será utilizado e ficará posicionado na via adjacente, impossibilitando a operação comercial durante o serviço.
Planejamento Futuro
A manutenção neste domingo será realizada na via 1 do trecho mencionado em Ceilândia. Em outra data, inicialmente prevista para 21 de julho e ainda a ser confirmada, a operação se repetirá na via 2 do mesmo trecho. A companhia aproveita a interrupção para realizar outras ações necessárias que visam garantir melhorias no sistema, sempre com o intuito de tornar o transporte metroferroviário mais seguro e confortável.
Medidas de Contingência
O Metrô-DF e informa que a Secretaria de Mobilidade do DF foi notificada para que providencie o aumento da frota de ônibus na região de Ceilândia, caso necessário. A companhia reitera seu compromisso com a segurança e o conforto dos usuários e pede desculpas por eventuais transtornos causados durante o período de manutenção.
Essa iniciativa é parte dos esforços contínuos do Metrô-DF para garantir a qualidade e a segurança do transporte público, demonstrando a importância da manutenção preventiva e corretiva para o funcionamento eficiente do sistema metroviário.