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Minas aposta em games para impulsionar educação, inovação e inclusão digital

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Projeto inédito do governo estadual prevê etapas em oito cidades e deve atrair 80 mil pessoas até 2026

Minas Gerais quer transformar o universo dos games em vetor de inclusão digital, inovação pedagógica e fomento à economia criativa. Batizado de PlayMinas, o projeto lançado nesta sexta-feira (27), em Belo Horizonte, propõe unir esporte, educação, tecnologia, cultura e empreendedorismo em uma jornada que se estende até 2026.

A proposta é ambiciosa: envolver jovens, estudantes da rede pública, educadores, desenvolvedores e o público gamer em geral, por meio de uma série de eventos presenciais e digitais — entre eles campeonatos de e-Sports, concursos culturais, oficinas de robótica, realidade virtual e um congresso científico inédito no país.

A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com execução do Instituto Novare.

Etapas e cidades

O cronograma do PlayMinas prevê 11 etapas, sendo sete lúdicas — com atividades como hackathons, exposições imersivas, campeonatos amadores de jogos eletrônicos e oficinas tecnológicas — além de três ações institucionais e uma culminância: o Game Fest Minas, em 2026.

Além da capital mineira, o projeto passará por Pedro Leopoldo, Barbacena, Betim, São Gotardo, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e São João del-Rei.

Cada cidade-sede terá programações adaptadas à sua realidade, mas com uma estrutura comum que contempla formação, entretenimento e articulação com o setor produtivo.

Intergame Summit e cultura gamer

Entre os destaques da programação está o PlayMinas Intergame Summit, o primeiro congresso científico sobre o setor gamer no Brasil. A ideia é reunir especialistas, pesquisadores, empreendedores e educadores para debater o papel dos jogos na educação e no desenvolvimento socioeconômico.

A culminância do projeto será a Game Fest Minas, primeira feira gamer de grande porte do estado, prevista para abril de 2026, no Expominas, em Belo Horizonte. A expectativa dos organizadores é reunir 80 mil pessoas, sendo 20 mil estudantes da rede pública com acesso gratuito ao evento.

A feira terá competições profissionais e amadoras de e-Sports, concursos de cosplay, games retrô, espaços de robótica e realidade virtual, oficinas de dublagem e painéis com profissionais do setor. Desenvolvedores independentes também terão a chance de apresentar projetos para investidores e aceleradoras.

Com o PlayMinas, Minas Gerais mira esse futuro — um em que jogar, aprender e empreender possam, juntos, moldar novos caminhos para a juventude.

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