Com a chegada da temporada de chuvas, os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, devem ser intensificados no Distrito Federal. Para ajudar a prevenir casos graves da doença, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) realizará um mutirão de vacinação neste sábado (19), com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Ao todo, 60 pontos de atendimento estarão disponíveis em várias regiões, oferecendo também doses contra a gripe, covid-19 e outras vacinas recomendadas para cada faixa etária.
Além das unidades básicas de saúde (UBSs) em localidades como Gama, Sobradinho, Ceilândia e Taguatinga, ações de vacinação serão realizadas fora das salas tradicionais, como no Instituto Filhos do Rei, no Sol Nascente, e no estacionamento do Banco do Brasil, no Recanto das Emas.
A população pode conferir os locais e horários exatos no site da SES-DF , e a recomendação é que levem documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
Com o aumento do risco de proliferação do Aedes aegypti durante o período chuvoso, a vacinação surge como uma importante estratégia de prevenção, principalmente entre os mais jovens, grupo vulnerável à dengue.
A SES-DF reforça que é essencial a participação da comunidade, não apenas para garantir a proteção individual, mas também para evitar a sobrecarga do sistema de saúde e conter possíveis surtos da doença.