Na noite desta quarta-feira(12),em solenidade realizada na Sala de Reuniões das Comissões Deputado Juarezão, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a nova Diretoria Executiva e os Conselhos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) tomaram posse para o biênio 2025/2026 .
O evento reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de jornalistas e comunicadores.O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati; o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Paulo Maurício Siqueira; o Secretário de Estado de Comunicação do DF, Weligton Moraes; o deputado distrital Roosevelt Vilela(PL); e a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
O jornalista Toni Duarte, do portal Radar DF, assume novamente a presidência da entidade, cargo que já ocupou no biênio 2019/2020. Duarte retorna com o compromisso de fortalecer os portais de notícias afiliados à ABBP e ampliar a atuação da associação em todo o Brasil,reforçando sua dedicação ao fortalecimento da imprensa digital e à promoção da informação com credibilidade.
A posse da nova diretoria marca um novo capítulo na história do jornalismo digital, reafirmando a ABBP como uma instituição essencial para a comunicação no país. Fundada em 2014, a entidade desempenha um papel fundamental no fortalecimento do jornalismo digital no Brasil, representando atualmente portais de notícias em 14 estados.
Ao longo de seus 11 anos de existência, a ABBP tem sido uma defensora da credibilidade e da ética jornalística, contribuindo para a qualificação dos veículos de comunicação associados e promovendo a democratização da informação.
Durante a solenidade, um ponto comum nas falas das autoridades presentes foi o reconhecimento da importância da ABBP para a sociedade, ao prezar por um jornalismo pautado na ética e no compromisso com a verdade.
O desembargador Roberval Belinati destacou a relevância da entidade na garantia do acesso à informação de qualidade, enquanto a vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão enfatizou o impacto da imprensa digital na formação da opinião pública e no fortalecimento da democracia.
O presidente Toni Duarte ressaltou a necessidade de valorização dos portais de notícias e da atuação conjunta para o fortalecimento do jornalismo digital. “Nosso compromisso é continuar fortalecendo o jornalismo digital e garantir que os portais afiliados tenham condições de atuar com independência e responsabilidade, sempre pautados pelos princípios éticos da profissão”, destacou Duarte.
Confira Nova composição da ABBP para o biênio 2025/2026
Diretoria Executiva:
- Diretor-Presidente: Toni Duarte (Radar DF)
- Diretor Vice-presidente: Claudio Ulhôa (DF Soberano)
- Secretário-Geral: Hamilton Silva (DF Mobilidade)
- Diretor de Comunicação e Marketing: Francisco Gelielçon (Estrutural Online)
- Diretora Tesoureira: Fabiana Oliveira (Destaque DF)
- Diretor de Relações Institucionais: Paulo Melo (Foco Nacional)
- Diretora de Relações Públicas: Adriana Lins (Policiamento Inteligente)
Conselho Fiscal:
- Conselheiro-Presidente: Cláudio Campos (Jornal da 2C News)
- Conselheira: Giuliana Brilhante (DF Post)
- Conselheiro: Ricardo Ulivestro (NewsBlack)
- Conselheira-Suplente: Andrea Dutra (Infforma DF)
Conselho de Ética:
- Conselheiro-Presidente: Hudson Cunha (Portal 84 Notícias)
- Conselheiro: José Ribamar (Mídia Alternativa)
- Conselheiro: Caio Peixoto (Acorda DF)
- Conselheiro-Suplente: Ivan Rodrigues (Portal S&DS)
Conselho Consultivo:
- Conselheiro-Presidente: José Fernando Vilela (Expressão Brasiliense)
- Conselheiro: Fred Lima (Lupa Política)
- Conselheiro: Sandro Gianelli (Conectado ao Poder)
- Conselheiro: Ricardo Callado (Portal do Callado)
- Conselheiro: Jorge Martins (Opinião Brasília)
Com a nova diretoria empossada, a ABBP segue firme no compromisso de fortalecer o jornalismo digital, promovendo a transparência, a ética e a pluralidade da informação .