Uma nova medida permitirá que os boletos bancários , um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros para pagar suas contas diárias de consumo, sejam mais ágeis em seu processamento.
Boletos bancários pagos anteriormente poderão ser pagos no mesmo dia a partir de sexta (15), a partir das 13h30, mas podem variar conforme acordo com a instituição financeira.
A medida atinge apenas os credores de documentos, ou seja, as pessoas que receberão o dinheiro no mesmo dia. Não haverá mudança para quem paga suas próprias contas. Mas para o comércio eletrônico, por exemplo, a Febraban acredita que isso trará benefícios ao comércio e aos compradores, permitindo agilizar o processo de entrega tanto de bens quanto de serviços.
A novidade faz parte de um projeto de modernização desse meio de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias. Walter Faria, vice-presidente de Serviços da Febraban, explicou as expectativas do setor. “No início destas alterações, estimava-se que aproximadamente 57% das faturas poderiam ser processadas num dia e 43% em T+1. “Uma vez implementada a modernização e funcionando sem pensamento técnico, a ideia é começar a trabalhar para trazer todos os boletos para o prazo de D+0”, avaliou.
Desde 1994, oboleto bancário é um documento utilizado pelos bancos e seus clientes para receber pagamentos relacionados à venda de um produto ou serviço específico, como mensalidades, apartamentos, planos de saúde, sindicalização, financiamento, cartões de crédito , cobrança entre empresas e outros pagamentos.
Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas com boletos bancários, no valor de R$ 5,8 trilhões. Qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar essa forma de pagamento para cobrança de taxas, desde que tenha conta em banco e tenha contrato de prestação de serviços direto com o banco onde possui sua conta.